sábado, 30 de abril de 2011

Sobre os estudos

Entrei num cursinho e comecei a estudar as matérias que caem no concurso de diplomata.

História, geografia, direito, política internacional, línguas, economia,... e nada de engenharia. Não que eu não goste de engenharia, muito pelo contrário. Aprendi muito na engenharia e muita coisa vou levar pro resto da vida. Mas o lado bom é:

- Acabei descobrindo um jeito diferente de estudar. No início, se cria uma grande estrutura de conhecimento, que já dá mais ou menos pra enrolar, parece até q vc sabe bastante. Depois dessa primeira fase, tudo o que se lê sobre assuntos sobre os quais já se tem conhecimento, acrescenta. Quanto mais vc lê em fontes diferentes sobre o mesmo assunto, mais você sabe. É diferente das exatas. Lá, ou vc entendeu ou nao entendeu. Pode levar 5 minutos ou meses pra vc entender as continhas.

- É muito legal saber das disciplinas de humanas. Dá um certo gosto saber onde ficam as cidades, o que já aconteceu nelas no passado e porque as pessoas dali são daquele jeito. Vc acaba se tornando muito mais tolerante e aberto.

- Depois de estudar 3 horas de alguma ciência humana não dá aquela sensação de que seu cérebro se esgotou, como dá depois do mesmo tempo de programação de computador. É um estudo mais prazeroso, exige menos das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário