segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Primeiros dias de Lisboa
Cheguei em Lisboa quinta feira dia 10 depois do almoço no horário daqui. O voo foi tranquilo e consegui, graças à atual juventude, aproveitar o dia e esperar até a noite pra descansar.
Deixei a bagagem no hostel q tava reservado, e já aproveitei pra ir na faculdade tentar agilizar com a burocracia. Cheguei lá e ainda consegui conversar com as pessoas responsáveis pelo intercambio, mas ainda tive que deixar pro outro dia pra retornar com os formularios preenchidos. Foi nessa q já consegui um chip de celular com número de Portugal, com o qual falo o tanto que quiser a vontade e sem pagar nada com meus amigos daqui que também tem um igual. Vocês podem me ligar aqui, viu?
Logo após já aproveitei pra encontrar com o colega Frederico de BH, com quem tinha conversado por email do Brasil e ele já me deu um milhão de explicações sobre coisas que eu deveria fazer: carteirinha disso, daquilo, onde morar, como usar metro e etc.
Dormi no hostel e no outro dia fui resolver mais coisas na faculdade: devolver fichas preenchidas, pagar taxa, isso e aquilo outro. Depois disso já fui conhecer o Rodolfo, que também ja tinha falado por email e demos uma boa volta num calçadão perto da casa dele e do lado do Rio Tejo, além de assistir um filme depois no cinema que falava dos imigrantes nos EUA.
Nesse meio tempo eu fiquei tentando algumas alternativas de moradia que achei que fossem ser possíveis. Acabei optando por ficar na vaga na qual o Frederico estava se instalando, e fechei com a dona do apartamento pra dividir quarto com ele.
No ap são 3 quartos, sendo 1 com duas camas que eu divido com o Frederico, mais 1 outro com 1 cama com o Alex q veio da Alemanha e outro com o Ricardo, q veio de Bragança aqui mesmo em Portugal. Tem 2 banheiros, que a princípio todo mundo usa indiferentemente.
Ainda dormi na sexta no hostel e no sabado de manha vim com a malona pro ap. Tudo acertado com a dona, fomos de trem pra Cascais, q fica nas redondezas de Lisboa e tem uma praia bem turística. Na foto estamos eu, Frederico e Alex com uma bandeira de Portugal na praia de lá.
Domingo acordamos sem pressa, comemos um Happy-Grill com frango grelhado, batata frita e arroz e fomos dar uma volta. Dessa vez no Castelo de São Jorge, muito bonito e muito bem preparado pra turistas, com lojinhas, museu bem arrumado e uma excelente vista da cidade e do mar.
Hoje foi o primeiro dia de aula. Logo de manhã na faculdade, comi o tão falado pastel de nata. É bem gostoso, dá vontade até de comer mais. Aproveitei também pra descobrir a diferença entre o de nata e o de belém. O pastel de belém é um pastel de nata, mas que só é feito na região de Lisboa chamada belém (daí o nome, né) e que tem uma receita secreta guardada a sete chaves pelos seus produtores que o deixa com um sabor excepcional. Provado o de nata mais popular, me falta ir a belém provar a variedade fina da iguaria.
A primeira que tive de manhã era de Gestão de Cadeias de Abastecimento, acabou tendo apenas 2 alunos incluindo eu. Nisso, a professora resolveu que a disciplina não será dada aki. Tenho ainda a opção de assistí-la no outro Campus, que fica um pouco afastado do centro. Se os horários permitirem vou ver lá.
Na outra disciplina, de Sistemas de Apoio à Decisão, foi interessante porque a professora é a coordenadora do curso que nos ajuda em tudo que precisamos e nos dá diversas dicas relativas aos estudos. No final da aula ficamos um bom tempo conversando e ela deu algumas dicas boas sobre que disciplinas assistir, falou da própria faculdade e se mostrou bastante receptiva.
À tarde fui com o Rodolfo dar uma volta na parte da cidade que tem vários prédios bem antigos e um tanto de padarias com paezinhos portugueses bem diferentes e com cara de gostosos. Andamos bastante e depois fomos comer no RU do IST no jantar.
Hj a noite foi em casa organizando papéis e na internet. Amanhã tem mais algumas aulas durante o dia. Mais pra frente, espero conseguir:
- O cartão de metro e onibus, que infelizmente só vai sair dia 25. Estou indo à falência nessas idas e vindas pra lá e pra ca de metro e de ônibus, cada 1 por 80 céntimos de euro.
- Quem sabe abrir uma conta no banco do brasil daqui.
- 2 carteirinhas de estudante de entidades diferentes que dão descontos numa pancada de serviços
- Carteirinha de aluno da universidade
- Senha pra usar a intranet da universidade e pra poder acessar internet lá
- Carteira da biblioteca
- COMPRAR UM NOTEBOOOOK: TÁ COMPLICADO FICAR SEM
- Definir as matérias nas quais vou realmente me matricular pra tentar aproveitar na UFSC
A seguir um pequeno dicionário português-português (já aprendi mais, mas não to lembrando agora):
Estendal = varal
Carteirista = batedor de carteira
Perdidos e achados = achados e perdidos (essa é realmente coisa de português!)
Casa de banho = banheiro
Pequeno café = café da manhã
Totó = bobo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
oin amor, que lindos seus comentários, quero sempre saber de tudo que tá rolando aí, to super empolgada com suas novidades.
ResponderExcluirbeijinhosssssss
=**
oi amor, quis deixar mais um pq to com saudades ;***
ResponderExcluir